quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PLANO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2011

Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes
Disciplina: Língua Portuguesa.
Ano: 6º; 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Turno: Matutino.
Professora: Vioneide Linhares
Livro didático: Diálogo- Eliana S. Beltrão; Tereza Gordilho.
Paradidáticos: 4 Livros para cada ano escolar - Selecionado de acordo com a disponibilidade do acervo da escola.

OBJETIVOS:
 Formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna, em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
■ Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-los com seu gênero.
■ Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas.
■ Escrever breves ensaios sobre obras literárias, expressar seus pontos de vista frente ao texto e levantar argumentos.
■ Aprofundar-se sobre determinado autor, lendo suas obras, confrontando- as com interpretações, consultando textos sobre a vida e a produção dele, e explorar o estilo e os temas mais abordados por ele.
■ Buscar informações, selecionando estratégias de leitura conforme os propósitos específicos.
■ Complementar textos com informações provenientes de outras produções escritas,
usando estratégias próprias de cada gênero.
■ Organizar debates sobre temas de interesse geral e participar dele registrando dados de várias fontes.

AVALIAÇÃO:
A avaliação é processual e contínua, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura e escrita dos textos e das atividades, a discussão em grupos, a análise das características textuais, dos elementos gramaticais e ortográficos, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele. A autoavaliação do professor e do aluno são elementos essenciais para verificar se as competências previstas foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
1. Avaliação da sequência didática: (10,0)
• Leitura e interpretação de texto;
• Gramática;
• Linguagem;
• Ortografia.
1. Avaliação do paradidático/Produção textual. (10,0)
2. Avaliação formativa: (10,0)
• Assiduidade;(2,0)
• Participação;(2,0)
• Tarefas; (2,0)
• Material; (2,0)
• Comportamento. (2,0)

3 comentários:

mnfelixs disse...

Parabéns!, Parabéns!, Parabéns!!!!
Professora, sou, também, professor de LP (8º e 9º anos) da E.E. Profª Maria de Lourdes Bezerra - Macau-RN. Quero manter contato com você para discutirmos atividades que possam ser feitas conjuntamente com nossas turmas...
É possível?
Grato,
Manoel Nazareno Félix da Silva
mnfelixs@hotmail.com

Rozair disse...

Boa noite, professora Vioneide, sou professora de língua portuguesa e gostaria de trocar opinião e informações sobre o conteúdo com o qual trabalhamos, para que possamos trocar atividades.Obrigada. Um abraço. Rozair

Rozair disse...

Oi Manoel, desculpe a minha intromissão no seu recadinho para a professora Vioneide, pois também sou professora de português e também gostaria de trocar atividades sobre este conteúdo. Obrigada. Um abraço. Rozair.

Postar um comentário