quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

I BIMESTRE – 8º ano

TEMAS:
1. Recordar é viver... Registrar é reviver...
2. Histórias de arrepiar.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
 Leitura e interpretação dos textos:
1. Meu professor inesquecível;
2. Chuva de estrelas;
3. As formigas;
4. A festa.
 Reconhecimento dos aspectos linguísticos inerentes ao gênero relato;
 Estudo dos recursos linguísticos de coesão usados na construção do texto- foco narrativo;
 Reconhecimento do esquema narrativo que constitui o gênero conto;
 Reconhecimento da organização lógica e /ou temporal do texto;
 Compreensão e identificação dos aspectos linguísticos que caracterizam o texto como um conto de mistério;
 Levantar hipóteses sobre fatos narrados no conto; defender um ponto de vista;
 Contar um fato, história, causo;
 Análise e reflexão sobre a língua e seus aspectos: predicado verbo nominal, verbos ser e estar, vozes do verbo, voz passiva; ortografia: acentuação dos hiatos, emprego de por que/ por quê/ porque/ porquê.

ATIVIDADES PERMANENTES:
 Leitura do paradidático:Família composta- Domingos Pellegrini.
 Atividades de produção de texto;
 Leitura livre na sala de leitura/informática- quinzenalmente.

PROJETOS DIDÁTICOS:
 Meu tipo inesquecível – gênero: relato de memórias.
1. Comunicação e Interação- (re) conhecendo um relato;
2. Meu tipo inesquecível- tecendo o texto;
3. Leituras e leitores- finalizando o texto e montando a coletânea;
4. Lançamento do livro.

 Em cena: Leituras dramatizadas – gênero: peça teatral.
1. Quem conta um conto- escrevendo o conto;
2. Do conto ao teatro- explorando as diferenças;
3. Em cena- escolhendo o conto e adaptando a forma ;
4. Ao vivo e em cores- preparando a leitura dramatizada;
5. Luzes- cores- ação- apresentação em público.

0 comentários:

Postar um comentário