NOME: _____________________________________DATA:___________________
ANO: _____________BIMESTRE: ___________ PROFESSORA: ________________
FICHA DE LEITURA
ASPECTOS GERAIS:
Título do livro: __________________________________________________________
Nome do autor: _________________________________________________________
Gênero textual: _______________________________________________________
Nome do ilustrador: ______________________________________________________
Editora:_______________________________ Local: ___________________________
Edição: __________________ Data: ________________Número de páginas: ________
PERSONAGENS:
Quais são?_____________________________________________________________
O que fazem na história?__________________________________________________
______________________________________________________________________
LOCAL:
Onde se passa a maior parte da história?____________________________________
______________________________________________________________________
TEMPO:
Quando acontecem os fatos?______________________________________________
_____________________________________________________________________
ENREDO:
Qual é a idéia principal da história?_________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMENTÁRIOS:
Você achou o título da história adequado? Por quê? ____________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você gostou dessa história? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
SOBRE O TEXTO:
FAMÍLIA COMPOSTA
1. O livro Família Composta, trata com irreverência, uma questão social. Qual é essa questão e por que se tornou um assunto tão comum?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Qual personagem da TV aparece na história? Qual a sua participação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Um dos personagens se destaca pela forma diferente de se pronunciar. Qual é esse personagem e o que o torna diferente dos outros?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Como era o nome do site criado pelo sogro do poeta e o que ele recomendava?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Qual foi a grande surpresa no final da história? A que parte do texto está relacionada?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AGENDA:
1ª AVALIAÇÃO: 06/04 (QUARTA-FEIRA)
- FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO;
- SUGEITO E PREDICADO;
- TIPOS DE PREDICADO (NOMINAL, VERBAL, VERBO-NOMINAL);
- OS VERBOS: SER E ESTAR;
- ORTOGRAFIA: ACENTUAÇÃO DOS HIATOS;
- LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
PREDICATIVO DO SUJEITO E DO OBJETO
Predicativo é o termo da oração que atribui uma caracterização ao sujeito ou ao objeto. Vejamos alguns exemplos:
Ela é inteligente.
Tudo parece silencioso.
Observe que os termos "inteligente" e "silencioso" são caracterizadores dos sujeitos "Ela" e "tudo", respectivamente. A classificação sintática, para tais termos, é predicativo do sujeito.
Veja estes exemplos:
Achamos suas atitudes incorretas.
Acho-o inteligente.
Os termos caracterizadores agora, se referem aos objetos diretos "suas atitudes" e "o". Como, nesses exemplos o termo caracterizador está referindo-se ao objeto, classificamo-los, sintaticamente, como predicativo do objeto.
Tipos de Predicado
O predicado funciona como termo essencial da oração, ou seja, é requisito básico para que a mesma seja dotada de sentido.
Para melhor entendermos, tomamos como exemplo:
A garota obteve sucesso na apresentação.
Compreendemos que o Sujeito é: A garota;
O Predicado: obteve sucesso na apresentação.
Diante disso, classificamos o predicado como sendo o termo que revela a afirmação feita pelo sujeito. Para isso, voltamos ao exemplo anterior: Qual a afirmação dita pelo sujeito? “Que ela obteve sucesso na apresentação.”
É de suma importância entender que o verbo é condição essencial para identificarmos o predicado dentro de uma oração, e este funciona como elemento principal da mesma.
Assim como o sujeito, o predicado também classifica-se em três modalidades, são elas:
Predicado verbal:
É aquele que tem por núcleo o próprio verbo, sendo que este expressa ideia de ação. Isto nos remete a ideia de correr, pular, nadar, jogar. entre outros. Exemplificando, temos:
Os atletas/ percorreram todo o percurso durante a competição.
Predicado Nominal:
Ocorre quando o verbo indicar “estado” como sendo característica do sujeito, e seu núcleo é representado por um nome. Neste tipo de predicado há os chamados verbos de ligação, ou seja, possuem a função de ligar o sujeito a uma determinada característica. Esta característica denomina-se como Predicativo do sujeito, pois atribui qualidades ao mesmo.
Vejamos o exemplo:
O amor/ é lindo.
Temos como sujeito: O amor, e como predicado: é lindo.
O verbo é (ser) ligou o sujeito à sua característica (lindo).
Predicado verbo-nominal:
É aquele que tem como núcleo um verbo e um nome ao mesmo tempo. O verbo de ligação neste caso fica subentendido. Note:
Os garotos/ chegaram apreensivos.
Temos o verbo indicando ação - chegar; e um predicativo do sujeito - apreensivos.
O verbo de ligação mostra-se subentendido: Os garotos chegaram (e estavam) apreensivos.
SUJEITO E PREDICADO:
Para que a oração tenha significado, são necessários alguns termos básicos: os termos essenciais. A oração possui dois termos essenciais, o sujeito e o predicado.
Sujeito: termo sobre o qual o restante da oração diz algo.
Por Exemplo:
As praias estão cada vez mais poluídas.
Predicado: termo que contém o verbo e informa algo sobre o sujeito.
Por Exemplo:
As praias estão cada vez mais poluídas.
Posição do Sujeito na Oração:
Dependendo da posição de seus termos, a oração pode estar:
- Na Ordem Direta: o sujeito aparece antes do predicado.
Por Exemplo:
As crianças brincavam despreocupadas.
- Na Ordem Inversa: o sujeito aparece depois do predicado.
Brincavam despreocupadas as crianças.
- Sujeito no Meio do Predicado:
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
“Elegantíssimo, pelo contrário.”, o enunciado fornece uma mensagem sem utilizar verbo é o que chamamos de frase.
Frase- É o enunciado com sentido completo, capaz de fazer uma comunicação.
Na frase é facultativo o uso do verbo.
Exemplos:
- Atenção!
- Que frio!
- A China passa por dificuldades.
“Vou-me embora.”, o enunciado fornece uma mensagem, porém usou verbo é o que chamamos de oração.
Oração - É o enunciado com sentido que se estrutura com base em um verbo.
Na oração é preciso usar verbo ou locução verbal.
Exemplos:
- A fábrica, hoje, produziu bem.
- Homens e mulheres são iguais perante a lei.
“- O senhor tem sempre um cumprimento de reserva: vejo que não perdeu o tempo na academia, Vou-me embora.”, o enunciado apresenta uma mensagem em que se utilizou vários verbos é o que chamamos de período.
Período - É a oração composta por um ou mais verbos.
O período classifica-se em:
Simples: tem apenas uma oração.
- “As senhoras como se chamam?” (Machado de Assis)
Composto: tem duas ou mais orações.
- “Um deles perguntou-lhes familiarmente se iam consultar a adivinha”. (Machado de Assis)
ORTOGRAFIA:
Qual é a palavra correta?
Preencha os espaços em branco com uma das palavras sugeridas. Apenas uma é válida.
1. Toda a gente se delicia com as sardinhas que eu _______________ no dia de S. João.
aço /asso
2. Os cabos de eletricidade suportam muito peso porque são de ___________.
aço / asso
3. O ___________________ a que pertence a nossa vila tem muitas freguesias.
conselho / concelho
4. O___________________ Executivo da minha escola aconselha os alunos a participar em todas as atividades culturais.
conselho / concelho
5. ________________ muito tempo que não ia ouvir um concerto de música clássica na Sé.
à / há
6. Vais______________ frente ou atrás?
à / há
7. _________________ o que te vou dizer: respeita sempre os mais velhos, porque também um dia gostarás de ser respeitado.
ouve / houve
8. __________________ muitos problemas na escola causados pela falta de civismo de alguns alunos.
ouve / houve
9. Diogo, ______________ sempre o livro de Língua Portuguesa para a aula.
trás / traz
10. Estava escondido por ________________ de uma árvore.
trás / traz
11. Meus amiguinhos, ________________ de comboio que é um transporte seguro e econômico.
viagem / viajem
12. A ____________ foi longa e maçadora.
viagem / viajem
13. A minha mãe vai _____________ bacalhau para o jantar.
coser / cozer
14. Com que linhas vais______________ a bainha das calças?
coser / cozer
15. A _______________ que tenho o muro do meu jardim precisa ser cortada.
era / hera
16. A_______________ dos Descobrimentos foi muito gloriosa para o povo português.
era / hera
17. A pintura ______________ na linha do Metro é lindíssima.
mural / moral
18. Podes explicar-me a _________________ dessa fábula?
mural / moral
Qual a palavra certa?
Preencha os espaços em branco com a forma verbal correta.
1. Nesta loja ________________ inglês, francês e alemão.
fala-se / falasse
2. Se ela ______________ fazer a viagem agora, seria muito bom para todos.
decidisse / decide-se
3. Caso o professor de Matemática _________________, nós gostaríamos de ter mais duas aulas por semana.
pudesse / pode-se
4. Eles afirmaram que nada seria como antes, a não ser que ela _______________ mudar de atitude.
prometesse / promete-se
5. _________________ falar muito desse assunto, mas ninguém tem uma solução viável.
houvesse / ouve-se
6. Apesar de se pensar que o assunto está encerrado, __________________ muito, ainda, nos órgãos informação; no entanto, a percentagem de pessoas interessadas nesse assunto é cada vez menor.
escreve-se / escrevesse
7. ________________ o que comesse, ela nunca engordava!
comesse / come-se
8. _________________ muito sobre o novo modelo desse carro, testou-se o motor, fizeram-se experiências à capacidade de resistência ao impacto a diferentes velocidades e a conclusão foi a esperada: o carro melhor do ano!
dissesse / disse-se
9. ___________________ perigo quando não se cumprem as normas de segurança no trabalho.
corre-se / corresse
10. _______________ mais pão no Inverno ou no Verão?
vende-se / vendesse