8º ANO

ESCOLA ESTADUAL DR. XAVIER FERNANDES



NOME: _____________________________________DATA:___________________


ANO: _____________BIMESTRE: ___________ PROFESSORA: ________________


FICHA DE LEITURA


ASPECTOS GERAIS:


Título do livro: __________________________________________________________


Nome do autor: _________________________________________________________


Gênero textual: _______________________________________________________


Nome do ilustrador: ______________________________________________________


Editora:_______________________________ Local: ___________________________


Edição: __________________ Data: ________________Número de páginas: ________


PERSONAGENS:


Quais são?_____________________________________________________________


O que fazem na história?__________________________________________________


______________________________________________________________________


LOCAL:


Onde se passa a maior parte da história?____________________________________


______________________________________________________________________


TEMPO:


Quando acontecem os fatos?______________________________________________


_____________________________________________________________________


ENREDO:


Qual é a idéia principal da história?_________________________________________


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


COMENTÁRIOS:


Você achou o título da história adequado? Por quê? ____________________________


____________________________________________________________________________________________________________________________________________


Você gostou dessa história? Por quê?


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


_____________________________________________________________________________


SOBRE O TEXTO:
FAMÍLIA COMPOSTA

 
1. O livro Família Composta, trata com irreverência, uma questão social. Qual é essa questão e por que se tornou um assunto tão comum?


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2. Qual personagem da TV aparece na história? Qual a sua participação?


____________________________________________________________________________________________________________________________________________


3. Um dos personagens se destaca pela forma diferente de se pronunciar. Qual é esse personagem e o que o torna diferente dos outros?


____________________________________________________________________________________________________________________________________________


4. Como era o nome do site criado pelo sogro do poeta e o que ele recomendava?


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5. Qual foi a grande surpresa no final da história? A que parte do texto está relacionada?


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


AGENDA:
1ª AVALIAÇÃO: 06/04 (QUARTA-FEIRA)
  • FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO;
  • SUGEITO E PREDICADO;
  • TIPOS DE PREDICADO (NOMINAL, VERBAL, VERBO-NOMINAL);
  • OS VERBOS: SER E ESTAR;
  • ORTOGRAFIA: ACENTUAÇÃO DOS HIATOS;
  • LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

PREDICATIVO DO SUJEITO E DO OBJETO
Predicativo é o termo da oração que atribui uma caracterização ao sujeito ou ao objeto. Vejamos alguns exemplos:

Ela é inteligente.
Tudo parece silencioso.
 Observe que os termos "inteligente" e "silencioso" são caracterizadores dos sujeitos "Ela" e "tudo", respectivamente. A classificação sintática, para tais termos, é predicativo do sujeito.


Veja estes exemplos:

Achamos suas atitudes incorretas.
Acho-o inteligente.
 Os termos caracterizadores agora, se referem aos objetos diretos "suas atitudes" e "o". Como, nesses exemplos o termo caracterizador está referindo-se ao objeto, classificamo-los, sintaticamente, como predicativo do objeto.




Tipos de Predicado


O predicado funciona como termo essencial da oração, ou seja, é requisito básico para que a mesma seja dotada de sentido.

Para melhor entendermos, tomamos como exemplo:

A garota obteve sucesso na apresentação.

Compreendemos que o Sujeito é: A garota;

O Predicado: obteve sucesso na apresentação.



Diante disso, classificamos o predicado como sendo o termo que revela a afirmação feita pelo sujeito. Para isso, voltamos ao exemplo anterior: Qual a afirmação dita pelo sujeito? “Que ela obteve sucesso na apresentação.”

É de suma importância entender que o verbo é condição essencial para identificarmos o predicado dentro de uma oração, e este funciona como elemento principal da mesma.

Assim como o sujeito, o predicado também classifica-se em três modalidades, são elas:



Predicado verbal:

É aquele que tem por núcleo o próprio verbo, sendo que este expressa ideia de ação. Isto nos remete a ideia de correr, pular, nadar, jogar. entre outros. Exemplificando, temos:

Os atletas/ percorreram todo o percurso durante a competição.



Predicado Nominal:

Ocorre quando o verbo indicar “estado” como sendo característica do sujeito, e seu núcleo é representado por um nome. Neste tipo de predicado há os chamados verbos de ligação, ou seja, possuem a função de ligar o sujeito a uma determinada característica. Esta característica denomina-se como Predicativo do sujeito, pois atribui qualidades ao mesmo.

Vejamos o exemplo:

O amor/ é lindo.

Temos como sujeito: O amor, e como predicado: é lindo.

O verbo é (ser) ligou o sujeito à sua característica (lindo).



Predicado verbo-nominal:

É aquele que tem como núcleo um verbo e um nome ao mesmo tempo. O verbo de ligação neste caso fica subentendido. Note:

Os garotos/ chegaram apreensivos.

Temos o verbo indicando ação - chegar; e um predicativo do sujeito - apreensivos.

O verbo de ligação mostra-se subentendido: Os garotos chegaram (e estavam) apreensivos.




SUJEITO E PREDICADO:


Para que a oração tenha significado, são necessários alguns termos básicos: os termos essenciais. A oração possui dois termos essenciais, o sujeito e o predicado.

Sujeito: termo sobre o qual o restante da oração diz algo.

Por Exemplo:

As praias estão cada vez mais poluídas.


Predicado: termo que contém o verbo e informa algo sobre o sujeito.

Por Exemplo:

As praias estão cada vez mais poluídas.


Posição do Sujeito na Oração:

Dependendo da posição de seus termos, a oração pode estar:

  • Na Ordem Direta: o sujeito aparece antes do predicado.

Por Exemplo:

As crianças brincavam despreocupadas.


  • Na Ordem Inversa: o sujeito aparece depois do predicado.

Brincavam despreocupadas as crianças.

  • Sujeito no Meio do Predicado:
Despreocupadas, as crianças brincavam.





FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
“Elegantíssimo, pelo contrário.”, o enunciado fornece uma mensagem sem utilizar verbo é o que chamamos de frase.

Frase- É o enunciado com sentido completo, capaz de fazer uma comunicação.

Na frase é facultativo o uso do verbo.

Exemplos:

- Atenção!

- Que frio!

- A China passa por dificuldades.



“Vou-me embora.”, o enunciado fornece uma mensagem, porém usou verbo é o que chamamos de oração.

Oração - É o enunciado com sentido que se estrutura com base em um verbo.

Na oração é preciso usar verbo ou locução verbal.

Exemplos:

- A fábrica, hoje, produziu bem.

- Homens e mulheres são iguais perante a lei.



“- O senhor tem sempre um cumprimento de reserva: vejo que não perdeu o tempo na academia, Vou-me embora.”, o enunciado apresenta uma mensagem em que se utilizou vários verbos é o que chamamos de período.

Período - É a oração composta por um ou mais verbos.

O período classifica-se em:

Simples: tem apenas uma oração.

- “As senhoras como se chamam?” (Machado de Assis)

Composto: tem duas ou mais orações.

- “Um deles perguntou-lhes familiarmente se iam consultar a adivinha”. (Machado de Assis)





ORTOGRAFIA:

Qual é a palavra correta?
Preencha os espaços em branco com uma das palavras sugeridas. Apenas uma é válida.
1. Toda a gente se delicia com as sardinhas que eu _______________ no dia de S. João.
aço /asso
2. Os cabos de eletricidade suportam muito peso porque são de ___________.
aço / asso
3. O ___________________ a que pertence a nossa vila tem muitas freguesias.
conselho / concelho
4. O___________________ Executivo da minha escola aconselha os alunos a participar em todas as atividades culturais.
conselho / concelho
5. ________________ muito tempo que não ia ouvir um concerto de música clássica na Sé.
à / há
6. Vais______________ frente ou atrás?
à / há
7. _________________ o que te vou dizer: respeita sempre os mais velhos, porque também um dia gostarás de ser respeitado.
ouve / houve
8. __________________ muitos problemas na escola causados pela falta de civismo de alguns alunos.
ouve / houve
9. Diogo, ______________ sempre o livro de Língua Portuguesa para a aula.
trás / traz
10. Estava escondido por ________________ de uma árvore.
trás / traz
11. Meus amiguinhos, ________________ de comboio que é um transporte seguro e econômico.
viagem / viajem
12. A ____________ foi longa e maçadora.
viagem / viajem
13. A minha mãe vai _____________ bacalhau para o jantar.
coser / cozer
14. Com que linhas vais______________ a bainha das calças?
coser / cozer
15. A _______________ que tenho o muro do meu jardim precisa ser cortada.
era / hera
16. A_______________ dos Descobrimentos foi muito gloriosa para o povo português.
era / hera
17. A pintura ______________ na linha do Metro é lindíssima.
mural / moral
18. Podes explicar-me a _________________ dessa fábula?
mural / moral

Qual a palavra certa?
Preencha os espaços em branco com a forma verbal correta.
1. Nesta loja ________________ inglês, francês e alemão.
fala-se / falasse
2. Se ela ______________ fazer a viagem agora, seria muito bom para todos.
decidisse / decide-se
3. Caso o professor de Matemática _________________, nós gostaríamos de ter mais duas aulas por semana.
pudesse / pode-se
4. Eles afirmaram que nada seria como antes, a não ser que ela _______________ mudar de atitude.
prometesse / promete-se
5. _________________ falar muito desse assunto, mas ninguém tem uma solução viável.
houvesse / ouve-se
6. Apesar de se pensar que o assunto está encerrado, __________________ muito, ainda, nos órgãos informação; no entanto, a percentagem de pessoas interessadas nesse assunto é cada vez menor.
escreve-se / escrevesse
7. ________________ o que comesse, ela nunca engordava!
comesse / come-se
8. _________________ muito sobre o novo modelo desse carro, testou-se o motor, fizeram-se experiências à capacidade de resistência ao impacto a diferentes velocidades e a conclusão foi a esperada: o carro melhor do ano!
dissesse / disse-se
9. ___________________ perigo quando não se cumprem as normas de segurança no trabalho.
corre-se / corresse
10. _______________ mais pão no Inverno ou no Verão?
vende-se / vendesse