TEMAS:
1. O amor está no ar.
2. Gente brasileira.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
Leitura e interpretação dos textos:
1. O homem que conheceu o amor;
2. Para quem quer aprender a gostar;
3. Ana terra;
4. Quem são eles?
Reconhecimento dos elementos que caracterizam o gênero crônica literária; efeitos de sentidos produzidos pelas marcas linguísticas e discursivas; a descrição do cenário e seus efeitos na narrativa; marcas linguísticas que identificam o narrador onisciente;uso de expressões e adjetivos como recursos argumentativos e reconhecimento da organização lógica do texto;
Ampliação do tema através de leitura e análise de cartas; dialogando com imagens; falando sobre mulheres importantes e ícones de algumas décadas;
Estimular a produção oral através das sessões: contando as “loucuras de amor”; conversando sobre a presença/ausência de amor no cotidiano; conversando sobre linguagens (exposição oral – recursos convencionais); listando os ícones de sua geração;
Análise e reflexão sobre a língua e seus aspectos: orações coordenadas e subordinadas; orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais; períodos mistos; a palavra e seus significados(sinônimos/antônimos; hiperônimos/hipônimos; polissemia); pronomes relativos; ortografia: Estudo de algumas palavras e expressões;
ATIVIDADES PERMANENTES:
Leitura do paradidático: Tubarão com faca nas costas- Cezar Dias.
Atividades de produção de texto;
Leitura livre na sala de leitura/informática- quinzenalmente.
PROJETOS DIDÁTICOS:
Crônicas do cotidiano- gênero: crônica literária.
1. Abrindo janelas- comparando e identificando as características;
2. Isso dá crônica- escrevendo o texto;
3. Encontro com o leitor- avaliando e organizando a coletânea- livro.
Gente que faz a diferença- gênero: exposição oral.
1. Nossa gente- identificando personalidades e coletando informações;
2. tintim por tintim- planejando a apresentação;
3. Fórmulas- escrevendo o texto-roteiro.
4. Apresentação do seminário.
0 comentários:
Postar um comentário