TEMAS:
1. Recordar é viver... Registrar é reviver...
2. Histórias de arrepiar.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
Leitura e interpretação dos textos:
1. Meu professor inesquecível;
2. Chuva de estrelas;
3. As formigas;
4. A festa.
Reconhecimento dos aspectos linguísticos inerentes ao gênero relato;
Estudo dos recursos linguísticos de coesão usados na construção do texto- foco narrativo;
Reconhecimento do esquema narrativo que constitui o gênero conto;
Reconhecimento da organização lógica e /ou temporal do texto;
Compreensão e identificação dos aspectos linguísticos que caracterizam o texto como um conto de mistério;
Levantar hipóteses sobre fatos narrados no conto; defender um ponto de vista;
Contar um fato, história, causo;
Análise e reflexão sobre a língua e seus aspectos: predicado verbo nominal, verbos ser e estar, vozes do verbo, voz passiva; ortografia: acentuação dos hiatos, emprego de por que/ por quê/ porque/ porquê.
ATIVIDADES PERMANENTES:
Leitura do paradidático:Família composta- Domingos Pellegrini.
Atividades de produção de texto;
Leitura livre na sala de leitura/informática- quinzenalmente.
PROJETOS DIDÁTICOS:
Meu tipo inesquecível – gênero: relato de memórias.
1. Comunicação e Interação- (re) conhecendo um relato;
2. Meu tipo inesquecível- tecendo o texto;
3. Leituras e leitores- finalizando o texto e montando a coletânea;
4. Lançamento do livro.
Em cena: Leituras dramatizadas – gênero: peça teatral.
1. Quem conta um conto- escrevendo o conto;
2. Do conto ao teatro- explorando as diferenças;
3. Em cena- escolhendo o conto e adaptando a forma ;
4. Ao vivo e em cores- preparando a leitura dramatizada;
5. Luzes- cores- ação- apresentação em público.
0 comentários:
Postar um comentário